23 de maio de 2014

Brasil estreia com pé esquerdo diante da Itália


Como bom menino, o Brasil vestiu uniforme novo em sua estreia na edição 2014 da Liga Mundial. E ele não levou sorte à seleção de Bernardinho, que jogou muito aquém da expectativa no clássico desta sexta-feira (23), com a Itália, em Jaraguá do Sul (SC). Vítima de um saque poderoso, além de um inspirado Zaytsev, o time da casa não teve forças para evitar o revés.

Ao todo, foram quatro sets de disputa, que terminaram com parciais de 25/19, 27/25, 22/25 e 25/21. Kovar se sagrou o maior pontuador, com um total de 20 acertos. Pelo sexteto de amarelo, Vissotto foi o mais perigoso, com 16 tentos. Fora das quatro linhas, o duelo também foi quente e se encerrou com uma breve discussão entre Bernardinho e Mauro Berruto. 

E um novo encontro entre técnicos e jogadores não vai demorar a acontecer. Já neste sábado (24), a partir das 10 horas, Brasil e Itália voltam a ficar frente a frente, no mesmo palco, para encerrar o compromisso do primeiro fim de semana da Liga Mundial. As duas seleções integram o Grupo A, composto também por Polônia e Irã.   

Azzurra larga melhor em Santa Catarina
De uniforme novo, e em um ginásio onde nunca tinha jogado, o Brasil teve um início bastante complicado com a Itália. Dos 5 a 1 para Zaytsev e companhia, a seleção só pontuou por conta do erro adversário. Rendimento que não agradou em nada a Bernardinho, que se viu obrigado a queimar o primeiro tempo antes da parada obrigatória.

O saque da Azzurra, no entanto, seguiu a colocar a linha de recepção do Brasil em grandes dificuldades. Por tabela, o ataque não funcionou. Aflita, a torcida só teve motivos para aplaudir após o grande rali, recheado de defesas de tirar o fôlego. Mas foi o único grande momento do set, ao menos para os brasileiros. Bem superior, a Itália virou de lado com 25 a 19. 

Itália assusta e faz 2 a 0
O 1 a 0 deu ainda mais confiança aos comandados de Berruto, que colocaram mais pontos sobre os brasileiros nas primeiras trocas de bola do segundo set. Isso até Vissotto embalar. Após executar um bom bloqueio, o oposto subiu de rendimento no ataque. A partir daí, o time da casa se soltou e pegou o placar para si (10/7). Berruto não pensou duas vezes e parou o jogo.

A Itália colocou sua máquina de saque para funcionar e complicou novamente a linha de passe do Brasil, que voltou a ter dificuldades para definir os pontos. Mas Lucão, no saque, fez a torcida ter novas esperanças ao colocar duas bolas no chão. Sidão também guardou seu ace na reta final (25/24). A Azzurra, no entanto, teve mais competência para fechar em 27 a 25.

5-1 funciona e Brasil fecha o terceiro set 
Nem o Brasil e nem a torcida catarinense desanimaram com os 2 a 0 da Itália. Com a mesma energia, os locais empurraram a seleção de Bernardinho, que abriu bem o terceiro set. Porém, a Azzurra manteve a cabeça no lugar para tomar à frente. Já Zaytsev, inspirado, calou a torcida verde-amarela a cada ataque.

Depois de conversar com o grupo no tempo, Bernardinho optou por colocar Rapha, Théo e Felipe em quadra. E o trio mudou os rumos da partida. Com o levantador reserva no saque, a seleção conseguiu parar os principais atacantes europeus. Nem Zaytsev furou mais a defensa brasileira. Os donos da casa embalaram de vez e chegaram ao triunfo de 25 a 22.

Visitantes fecham o jogo em 3 a 1
Apesar de terem sido fundamentais na recuperação do Brasil, Rapha e Théo voltaram para o banco no quarto set, enquanto Bruninho e Vissotto reassumiram o posto de titular. Felipe, por sua vez, revezou com Mário Jr. a posição de líbero. O primeiro cuidou da defesa. O segundo, do passe. E a disputa foi equilibrada, sem que nenhuma das duas equipes criasse uma grande vantagem.

Um erro da arbitragem, que não considerou condução de Kovar, fez o placar ficar mais dilatado para os azuis. Jogadores e técnicos reclamaram muito, mas a arbitragem manteve ponto favorável aos europeus. Ao Brasil, custou um cartão amarelo. Já o excesso de erros, sobretudo no saque, custou qualquer reação. A equipe de Berruto agradeceu e cravou 25 a 21.

Fonte: Saque Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do nosso blog? Dê opiniões e sugestões para estarmos aprimorando.. Obrigada