Com a derrota por 3 a 1, seleção permanece com 26 pontos no grupo B e agora terá que torcer contra rivais para se classificar como segundo melhor
Irregular durante toda a fase de classificação da Liga Mundial, o Brasil corre o risco de ficar fora da fase final da competição pela terceira vez em 23 edições. Com a derrota para a Polônia neste domingo, em Tampere, na Finlândia, por 3 sets a 1, parciais de 22/25, 23/25, 25/21 e 22/25, a seleção brasileira terminou em segundo lugar do grupo B com 26 pontos e agora terá que torcer contra os rivais das outras chaves para assegurar a única vaga como segundo melhor colocado.Com a vitória sobre os brasileiros, que só ficaram fora das finais nas edições de 1991 e 1998, ambas disputadas em MIlão, na Itália, e na Era Bernardinho só deixaram de subir ao pódio em 2008, no Maracanãzinho, os poloneses chegaram aos 29 pontos, terminaram em primeiro lugar do grupo e garantiram a classificação para a fase final em Sófia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho.
Sidão e Bruninho tentam segurar o ataque polonês (Foto: FIVB)
O JOGOMais uma vez a irregularidade foi determinante para a derrota do Brasil no primeiro set. Com Thiago Alves e Lucão nos lugares de Giba e Rodrigão, a seleção brasileira começou errando demais e viu os poloneses liderarem a partida até o décimo quarto ponto. Com a saída do oposto polonês Bartman, a equipe de Bernardinho reagiu e abriu 22 a 20. Mesmo com a vitória nas mãos, os brasileiros passaram a errar demais e permitiram que os poloneses virassem e fechassem a parcial por 25 a 22.
A virada no pimeiro set deu confiança aos poloneses, que novamente começaram melhor e abriram 6 a 3. Bernardinho, então, trocou o jovem Wallace por Vissotto, mas o aproveitamento ofensivo da seleção continou muito abaixo da média. Melhor para os poloneses, que tinham o jogo sob controle e chegaram no segundo tempo técnico vencendo por 16 a 12. Na reta final do set, o Brasil até esboçou uma reação, diminuindo a diferença para apenas um ponto, mas a Polônia não permitiu a virada brasileira e fechou em 25 a 23.
Observado por Serginho, Murilo recebe
uma bola com dificuldade (Foto: FIVB)
O terceiro set começou como os dois anteriores: os brasileiros errando
demais e os poloneses praticamente perfeitos. Mas como num toque de
mágica, tudo mundo após o primeiro tempo técnico. Depois de estar
perdendo por 8 a 5, a seleção acordou no jogo e reagiu.uma bola com dificuldade (Foto: FIVB)
O bloqueio brasileiro, que até então não tinha incomodado os poloneses, passou a funcionar e rapidamente o Brasil, com Rodrigão no lugar de Lucão, virou para 10 a 5. Em vantagem no placar, a confiança voltou, a Polônia começou a errar e a equipe de Bernardinho venceu por 25 a 21.
A vitória brasileira colocou fogo na "decisão". Com as duas equipes errando muito pouco e com ótimo aproveitamento ofensivo, o set seguiu lá e cá até o Murilo errar uma recepção fácil e a Polônia abriu dois pontos antes do segundo tempo técnico (16 a 14). No reinício da partida, o Brasil voltou a errar e a diferença aumentou para 17 a 14. O Brasil até enconstou no placar, mas não impediu que a equipe européia fechasse em 25 a 22 e vencesse a partida por 3 sets a 1.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-perde-para-polonia-e-pode-ficar-fora-das-finais-da-liga-mundial.html