O Brasil, enfim, saiu do zero na Liga Mundial. Depois de colecionar derrotas para Polônia e Canadá, a equipe se recuperou do início cambaleante e superou a Finlândia, na noite deste domingo (20), em Toronto.
Wallace mais uma vez foi o grande destaque e marcou 26 pontos na vitória pelo placar de 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/13, 25/22 e 31/29. Com quatro pontos na bagagem, a seleção pega o caminho de volta já nesta segunda-feira (21). O próximo compromisso de Wallace e companhia é apenas daqui a duas semanas, em Katowice, na Polônia.
Divulgação/FIVB
Bruninho participou da primeira vitória do Brasil na Liga Mundial
Finlândia abre em vantagemFoi um Brasil diferente que Bernardinho mandou para enfrentar a Finlândia. No elenco titular, Bruninho, Wallace, Sidão, Lucão, Thiago Alves, Maurício e Serginho se encarregaram de protagonizar a primeira vitória do time no torneio. Mas a Finlândia entrou disposta a repetir os feitos de Polônia e Canadá e endureceu o confronto.
A disputa esteve equilibrada até a segunda parada técnica. A partir daí, a equipe azul e branco conseguiu encaixar melhor o jogo e colocou cinco pontos sobre os brasileiros (17/22). Após as broncas de Bernardinho, a equipe verde-amarela cresceu e ficou a um tento dos adversários. Mas um erro de Wallace acabou com a possibilidade de virada no set.
Brasil reage e empataApesar da derrota parcial da equipe, Bernardinho preferiu manter o mesmo grupo em quadra na segunda. E fez bem. O time ganhou confiança e partiu atrás do prejuízo. A Finlândia sentiu o baque e tomou 9 a 4, após um bom ataque de Thiago Alves. Mas dois pontos seguidos dos oponentes tornaram o jogo perigoso para o Brasil.
E foi o único momento de desconforto para os comandados de Bernardinho. A partir daí, o time engrenou, enquanto os finlandeses se perderam, em especial na recepção. Alheio aos problemas dos rivais, o Brasil mostrou que também sabe marcar ponto de bloqueio e, com o quesito funcionando bem, abriu frente até o 25º ponto.
Seleção abre boa vantagem, mas cochila A seleção ganhou confiança após a vitória no segundo set e entrou firme no terceiro. Já a Finlândia se mostrou desconcentrada e errou bola atrás de bola. O bloqueio brasileiro, com Lucão, também foi fundamental para que os sul-americanos colocassem ampla vantagem no marcador.
O Brasil chegou a ter 17 a 9, mas a equipe cochilou e tomou cinco pontos seguidos, para desespero de Bernardinho. Foi preciso um torpedo de Wallace pela entrada para a equipe rodar. O camisa 4 colecionou ainda outras boas passagens para tirar a equipe do sufoco. No final, a Finlândia voltou a encostar de forma perigosa, mas o Brasil fechou em 25 a 22.
Set longo termina com vitória verde-amarelaA vitória não deu tranquilidade à seleção, que viu os europeus abrirem 4 a 1 no quarto set. Bernardinho não gostou e tratou de pedir tempo. Aos poucos, a seleção conseguiu diminuir a desvantagem e encostou nos concorrentes. A virada não demorou a acontecer, após boa passagem de Sidão pelo saque (8/6).
O duelo, que estava nas mãos dos brasileiros, voltou a ficar perigoso a partir do 14º tento, com o empate dos europeus. A Finlândia engrenou e chegou em melhor condição para levar a partida para o tie-break. Mas a seleção reagiu no momento certo e, após um erro dos rivais, fechou o disputado duelo em 31 a 29.